top of page

Como fazer um adolescente acordar cedo e bem-humorado

Por que os adolescentes sofrem tanto para acordar cedo?

Quem tem filho adolescente em casa sabe a luta que é para tirá-lo da cama. E quem não tem, já foi adolescente e, certamente, passou por isso. Se o relógio desperta antes das 7h, 8h da manhã (sendo bem otimista), só com muita força de vontade, ou como dizem, na força do ódio, para se levantar. Os olhos grudam, a cama adquire uma força magnética que faz com que o corpo não consiga se soltar dela. Mas por que isso ocorre? E o mais importante, como fazer um adolescente acordar cedo e bem-humorado, pondo fim a essa batalha?




Os adolescentes têm uma tendência natural a dormir até tarde devido a mudanças biológicas que ocorrem durante a puberdade.

Essas mudanças estão relacionadas, dentre outras coisas, a um atraso no ritmo circadiano, que é o ciclo de sono-vigília do corpo. O relógio biológico interno começa a amadurecer e, durante essa fase, os adolescentes tendem a ter um ritmo circadiano atrasado em relação a crianças e adultos. Isso significa que seu corpo fica programado para adormecer e acordar mais tarde, naturalmente.

Outra mudança é a dos padrões hormonais. Segundo a endocrinologista Natalia Bittencourt, durante a puberdade ocorrem alterações na liberação de hormônios, incluindo a melatonina, que regula o sono. Os níveis de melatonina dos adolescentes são, naturalmente, mais altos à noite e permanecem elevados por um período mais longo pela manhã, o que faz com que eles sintam sono até mais tarde.

Essas mudanças biológicas que ocorrem na puberdade fazem com que os adolescentes só tenham sono bem tarde da noite e tenham dificuldade para acordar cedo pela manhã. O que entra em choque com as agendas deles, principalmente durante a semana, pois muitas escolas têm horários de início de aula que não são adequados aos ritmos circadianos dos adolescentes, exigindo que eles acordem cedo para estudar.

A otorrinolaringologista, especialista em medicina do sono, Sandra Doria Xavier, aponta uma solução para esse ciclo vicioso. Veja no segundo episódio do PHI Entrevista.



E quando o adolescente, a criança ou até mesmo o adulto dorme a quantidade de horas ideal mas acorda cansado, passa o dia irritado? Por que isso acontece? É possível mudar?

Veja no próximo episódio do PHI Entrevista.

Comments


bottom of page