top of page

Como fazer meu filho dormir a noite toda

Uma das principais questões que atormenta a nós, pais é: como fazer meu filho dormir a noite toda? Confesso que, apesar do meu mais novo já estar com 11 anos, ainda enfrento esse dilema. Não mais com tanta frequência, mas é um questionamento que vez ou outra volta a atormentar minhas madrugadas. MÃE! MÃÃE! E lá vou eu ver o que está acontecendo, normalmente por volta das 3h, 3h30, quando estou no meu melhor sono.


E um problema que tanto nos atormenta não poderia ficar de fora da pauta de conversa com a especialista em medicina do sono, Sandra Doria Xavier.


Há várias razões pelas quais as crianças podem acordar muitas vezes durante a noite: fome, fralda suja – no caso dos bebês, desconforto físico como cólica, câimbra, dor de dente, pesadelos ou medos, mudanças no ambiente, e por aí vai...



Quem vai investigar se o que está atrapalhando o sono da criança é uma questão física ou comportamental é o médico. O pediatra ou o especialista em medicina do sono. Mas, descartados os problemas físicos, como fazer meu filho dormir a noite toda? Ensinando, de forma gradual e frequente. A dra Sandra lista algumas estratégias que podem ajudar.

1: Estabelecer uma rotina de sono


Uma rotina regular e consistente antes de ir para a cama faz a criança a se sentir calma e preparada para dormir. Comece com atividades relaxantes como tomar banho, ler um livro ou ouvir um episódio do Podcast História Inventada. A repetição da rotina todas as noites ajuda a criança a associar essas atividades ao sono.


2: Criar um ambiente propício ao sono


O ambiente de sono da criança, e de todos, precisa ser confortável, escuro, silencioso e com uma temperatura adequada. Algumas crianças podem se beneficiar de um objeto de transição, como um cobertor ou um bichinho de pelúcia, que ofereça conforto e segurança durante a noite.


3: Estabelecer limites e reforçar a independência


É importante encorajar a criança a desenvolver habilidades de independência no sono. Gradualmente, vá diminuindo a presença dos pais na hora de dormir. Isso pode ser feito por meio do método de "intervalos progressivos", no qual os pais aumentam gradualmente o tempo em que entram no quarto, ou ainda de “distanciamento progressivo”, ou seja, ir se afastando da cama da criança aos poucos, dia após dia, até sair completamente do quarto, permitindo que a criança aprenda a pegar no sono e a voltar a dormir sozinha.


4: Responder, de forma consistente, aos despertares


Quando a criança acordar durante a noite, tente dar-lhe um tempo para voltar a dormir por conta própria antes de intervir. Se ela precisar de ajuda, tente oferecer conforto e tranquilidade, mas evite criar dependência, como pegar a criança no colo ou alimentá-la, ou ainda deitar-se com os maiores. A ideia é que ela aprenda a se acalmar e volte a dormir por conta própria.

E o mais importante, como ressalta a dra Sandra Doria, fazer com que a criança adormeça da forma em que vai continuar dormindo ao longo da noite.



É importante lembrar que cada criança é única, e os métodos que funcionam para uma podem não funcionar para outra. Além disso, é fundamental considerar a idade, o desenvolvimento e as necessidades individuais dos pequenos. Mas, via de regra, cuidado, afeto, um quarto escuro, um episódio do Podcast História Inventada e boa noite... para a casa toda.

Comments


bottom of page